Cassação de prefeitos pela câmara municipal entre 1992 a 2020
Ilustríssimo (a) Senhor(a) Responsável pelas Informações da Câmara Municipal de Bertioga/SP
BRUNO MARTINS PESSOA, brasileiro, cientista político, portador da cédula de identidade RG nº 44.353.854-2, inscrito no CPF/MF nº 342.675.198-46; residente e domiciliado na cidade de São Paulo/SP, Rua Duilio, nº 204, AP 32 A, Água Branca, CEP 05043-020, endereço eletrônico brunopessoa6@gmail.com, vem, respeitosamente, perante Vossa Senhoria, com base na Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, expor e requerer o que se segue:
Por meio da Lei de Acesso à Informação, o peticionário, requer dessa Câmara Municipal dados acerca da cassação de prefeitos deste município com trâmite nesta Casa Legislativa.
A razão do presente pedido é motivada pela pesquisa acadêmica, no âmbito da pós-graduação, desenvolvida no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo – USP, no nível de Doutorado, que investiga justamente o fenômeno de cassação de prefeitos pelas Câmaras Municipais do Estado de São Paulo.
Conforme se denota, as informações requeridas não se encontram protegidas pelos artigos 23 e 24 da Lei 12.527/2011. Portanto, não há óbice legal para o acesso aos dados. Ademais, não se requer informações pessoais que poderiam trazer prejuízos ao presente requerimento.
Preenchido os requisitos legais do artigo 10 da referida lei, requer-se as seguintes informações:
1. Se houve instauração de processo de cassação de prefeito por esta Câmara Municipal entre os períodos de 1992 até 2020?
2. Se sim, quantos?
3. Requer-se a especificação do número do (s) processo (s) e ano que ocorreu (am)
4. Se sim, qual o crime/tipificação que foi imputado ao prefeito?
5. Ao final do processo, o prefeito foi cassado ou absolvido por esta Câmara Municipal?
6. Qual o quórum mínimo para a cassação do prefeito?
7. A votação da cassação do prefeito foi secreta ou nominal aberta?
8. Como cada Vereador votou no processo de impeachment/cassação do prefeito?
9. Quem presidia a Câmara e qual o seu partido durante o processo instaurado de cassação do prefeito pela Câmara Municipal?
10. Qual a base legal do trâmite/procedimentos nessa Câmara?
Com base no artigo 11, da Lei Federal nº 12.527/2011 requer-se que essas informações sejam fornecidas imediatamente, se disponíveis ou no prazo legal de 20 dias corridos, conforme artigo 11, §1º da lei citada. Cumpre ressaltar que a prorrogação de 10 dias deverá ser mediante justificativa expressa, conforme o artigo 11, §2º da Lei de Acesso à Informação.
Requer-se que as informações requeridas sejam enviadas via e-mail, no endereço eletrônico informado na qualificação.
Dos Pedidos
Diante do exposto, requer-se o envio das seguintes informações, via e-mail, no endereço eletrônico brunopessoa6@gmail.com, dentro do prazo legal estipulado pelo artigo 11, caput e parágrafos da Lei Federal nº 12.527/2011 dos seguintes dados:
1. Se houve instauração de processo de cassação de prefeito por esta Câmara Municipal entre os períodos de 1992 até 2020?
2. Se sim, quantos?
3. Requer-se a especificação do número do (s) processo (s) e ano que ocorreu (am)
4. Se sim, qual o crime/tipificação que foi imputado ao prefeito
5. Ao final do processo, o prefeito foi cassado ou absolvido por esta Câmara Municipal?
6. Qual o quórum mínimo para a cassação do prefeito?
7. A votação da cassação do prefeito foi secreta ou nominal aberta?
8. Como cada Vereador votou no processo de impeachment/cassação do prefeito?
9. Quem presidia a Câmara e qual o seu partido durante o processo instaurado de cassação do prefeito pela Câmara Municipal?
10. Qual a base legal do trâmite/procedimentos nessa Câmara?
Termos em que,
Requer deferimento.
São Paulo, 31 de março de 2021.
Bruno Martins Pessoa
Criada em :
31/03/2021 11h10
Tipo de solicitação :
Pedido de Acesso à Informação
Área :
Acesso à Informação
Protocolo :
20210331111013
Status atual :
Resolvida
Respostas
1
Data :
08/04/2021 13h30
Status :
Pendente
Tendo recepcionado a presente demanda (Protocolo: 20210331111013), cumpre informar que em 17/09/2016, através do Protocolo: 20160917134040 foi cadastrado e respondido, via e-mail a mesma demanda que novamente é encaminhada por Vossa Senhoria. Todos os processos relacionados ficaram a disposição para consulta física pelo período de três anos, consequentemente tendo sido arquivados. A relação de processos já encaminhada para Vossa Senhoria, até a presente data não sofreu qualquer atualização. A Resolução n.º 68/2004 (Regimento Interno da Câmara Municipal de Bertioga) que normatiza os tramites e procedimentos da cassação de mandato e que trata do quórum e do sistema de votação pode ser consultada no site oficial da Câmara através do link: https://www.bertioga.sp.leg.br/[…]/view Os parlamentares, respectivos presidentes da Câmara e partido político podem ser consultados no site oficial da Câmara através do link: https://www.bertioga.sp.leg.br/vereadores/parlamentares-1 Todos os Decretos Legislativos, inclusive os que dispõe sobre Cassação de mandato podem ser consultados no site oficial da Câmara através do link:https://www.bertioga.sp.leg.br/leis/leis Demais informações a serem extraídas dos processos estão à disposição para consulta. Reiteramos que, acaso Vossa Senhoria entenda conveniente realizar a pesquisa, solicitamos o prévio agendamento para nossa organização.
Arquivos anexados
Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.