Vereadores fazem homenagens a personalidades da cidade na 1ª sessão de maio

por imprensa — publicado 12/08/2013 14h10, última modificação 08/12/2015 09h15
Por conta de convites para expor seus trabalhos em galerias de arte no exterior - Paris, Itália e Alemanha -, a artista plástica Erica Gropp Colen foi homenageada durante a primeira sessão ordinária deste mês, nesta terça, dia 07. Além dela, os parlamentares também fizeram moções de parabenização a outras quatro personalidades da cidade. Os vereadores ainda apresentaram diversos trabalhos, entre eles: recenseamento de Bertioga e implantação do Navega São Paulo.

Moções:

Moção de Pesar pelo falecimento do sr. Paulo Fernandes Bispo, o Godô. Autoria: vereadores Valéria Bento e Pacífico. “Começou a trabalhar no SESC em 01/03/1978, onde esteve por 35 anos, sempre desenvolvendo suas atividades com simpatia e um sorriso no rosto. Godô estava muito próximo de se aposentar quando, neste último domingo, dia 05/05/2013, faleceu, deixando familiares e amigos com a dor de uma perda irreparável. Todos os que conviveram com Godô sofrem a dor da perda e lembrarão para sempre da forma gentil e carinhosa com que tratava a todos”.

Moção de parabenização ao Sr. Marcelo Eduardo Bento da Silva. Autoria: vereadora Valéria Bento. “O Sr. Marcelo Eduardo (o Marcelo das Pizzas), mora em nosso Município há 17 anos. Como ele próprio diz, ‘foi adotado por Bertioga’. Sua trajetória profissional teve início na padaria Bela Vista, mais conhecida como Padaria do Manolo, no período compreendido entre os anos de 1996 e 2000. Marcelo tem uma jornada de trabalho sem limites de horário, mas, mesmo assim, sempre que seus serviços são solicitados, ele responde com eficiência, presteza, gentileza e cordialidade. É um exemplo que deveria ser seguido”.

Moção de Parabenização para a Sra. Cândida Maria Batista Matos de Oliveira (Maninha), funcionária do Sesc Bertioga. Autoria: vereadora Valéria Bento. “A Sra. Cândida Maria Batista Matos de Oliveira, a popular e simpática "Maninha", trabalha no SESC - Bertioga ha 31 anos. Tendo desenvolvido suas atividades em diversas áreas daquela entidade, tais como compras, serviços administrativos, recursos humanos e tesouraria,  sempre com competência, presteza e eficiência, conquistou o reconhecimento e respeito de todos os seus companheiros de trabalho”.

Moção de parabenização para a Sra. Jandira dos Santos Araújo. Autoria: vereadora Valéria Bento. “A Sra. Jandira dos Santos Araújo é moradora do bairro Chácaras Vista Linda há 8 anos. Sempre prestando serviços na área de limpeza (faxina), mãe de 2 filhos, com idades de 17 e 22 anos, durante todo o tempo esta mulher trabalhadora, guerreira e provedora de sua família, se dividiu entre o trabalho e a educação dos filhos. Mesmo com tantas responsabilidades sobre ela, não deixou, jamais, de procurar conhecimento e capacitação para melhorar as condições de vida”.

Parabenização pela organização do evento em comemoração ao Dia do Trabalho. Autoria: Antonio Rodrigues Filho. “Foi realmente um dia agitado, que contou com a participação maciça da comunidade bertioguense. Trabalho não faltou para a equipe que idealizou e organizou as atividades. Esta não teve descanso, para que tudo ocorresse a contento. Por este motivo, parabenizo toda a equipe que atuou na organização e realização do evento, na pessoa da Sra. Elise Clara Rau Neto”.

Parabenização a artista plástica Erica Gropp Colen, por premiações e convite para exposição em Paris, Itália e Alemanha. Autoria: Antonio Rodrigues Filho. “Erica Gropp Colen é artista plástica graduada pela PUC de Campinas, onde se formou em 1982. Há mais de 30 anos vem se projetando no meio artístico, destacando-se em participações em diversos salões de artes, artigos de jornais e premiações. No ano passado, sua mãe descobriu um problema de saúde e precisou passar por cirurgia, passou então a acompanhá-la durante todo o tratamento, registrando em fotografias todas as etapas, transformando em inspiração os momentos de grandes dificuldades”.

 

Indicações:

Valéria Bento:

A vereadora Valéria Bento fez indicação na sessão desta terça, dia 07, para que o Executivo disponibilize, “sem embaraço aos familiares”, o prontuário de atendimento de Carine de Jesus da Silva. A jovem faleceu vítima de dengue hemorrágica no Hospital de Bertioga e o pedido da parlamentar é em consequência de solicitação feita pelo pai da estudante.

 

Luiz Carlos Pacífico Júnior:

O vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior fez solicitação à prefeitura nesta terça, dia 07, para que seja realizado convênio entre o município e o Governo do Estado para que a cidade receba o programa Navega São Paulo. O projeto foi criado para democratizar a prática esportiva e de lazer náuticos, como remo, canoagem e vela.

O Projeto Navega São Paulo é uma iniciativa da Secretaria estadual de Esportes que visa estabelecer convênios e parcerias entre o Estado, prefeituras, instituições e terceiro setor. Ele é voltado aos jovens estudantes da rede pública e municipal de ensino e visa implantar e manter núcleos de esporte e lazer náuticos, com caráter formativo educacional.

Ainda, para melhorar as condições urbanas da rua Ivo Henrique, na Vila Itapanhaú, o vereador Pacífico fez indicação pedindo providências à municipalidade para que seja realizada manutenção no local. Além disso, moradores reclamaram com o parlamentar que há um terreno em situação de abandono, que tem abrigado constantemente moradores de rua, o que preocupa os munícipes. Ele também pediu investimentos na Praça da Primavera, no Jardim Rio da Praia.

Outra reivindicação do vereador Pacífico é para que o Executivo tome medidas para que haja segurança no prédio que abrigava o antigo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Indaiá e, ainda, dar utilidade àquele espaço, com atividades que possam beneficiar aos moradores do bairro.

 

Ivan de Carvalho:

Para que o município conte com um levantamento demográfico atualizado, o vereador Ivan de Carvalho fez indicação na sessão desta terça, dia 07, para que o Executivo faça gestão para a realização de recenseamento em Bertioga. O parlamentar ainda destacou que “com esses dados, o Poder Público poderá identificar áreas de investimentos prioritários, tais como Saúde, Educação, Habitação, Saneamento Básico, Transporte, Energia, programas de assistência à infância e a velhice”.

Outro trabalho do vereador encaminhado à prefeitura pede a realização de inventário do sistema de iluminação pública da cidade, com objetivo de conhecer as reais condições de prestação desse serviço e investimentos.

 

Edvaldo Alecrim Silva:

O vereador Alecrim fez solicitação na última sessão, dia 07, para que a municipalidade providencie a retirada de veículo abandonado e sucateado que se encontra no bairro Vila Agaó II e que tem causado preocupação aos moradores, por conta do risco de proliferação no local de insetos transmissor da dengue. O referido automóvel também oferece risco de acidentes com crianças, pelo estado precário em que se encontra.

O parlamentar também quer a instalação de pontos de iluminação pública na rua três, no bairro Vila Agaó II, e na rua particular 1B, no bairro Vicente de Carvalho II.

 

José Feliciano Irmão:

Em visita ao bairro Jardim Veleiros, o vereador José Feliciano Irmão constatou que as ruas da localidade estão “em péssimo estado” de conservação. Por essa razão, o parlamentar fez indicação na sessão do dia 07, para que a Secretaria de Serviços Urbanos tome medidas urgentes quanto às ruas do bairro.

Ele ainda destacou que, na localidade, a rua Sebastião Arantes, na continuação com a Luiz Pereira de Campos há maior carência desse serviço de manutenção urbana, já que a área é uma das ligações - até a construção do futuro atracadouro - com a balsa.

O parlamentar também fez pedido para que seja feita a complementação da rede pública de iluminação na Praça L, em Guaratuba.

 

Alfonso Dari Weiland:

Para incentivar a geração de empregos na cidade, o vereador Alemão apresentou trabalho nesta terça, dia 07, para que a cidade implante o Projeto Gari do Óleo. O objetivo é viabilizar junto a um consórcio de empresas patrocinadoras, o serviço de coleta residencial de óleo vegetal usado, criando em cada bairro um agente responsável pelo recolhimento e descarte diário.

O vereador Alemão também fez indicações esta semana, pedindo melhorias urbanas. Para a rua Lauro Ribeiro Silva, quer nivelamento e troca de manilha e na avenida Augusto Ribeiro Pacheco desassoreamento das valas em toda extensão da via. Ambas estão localizadas no bairro Jd. Rafael.

O parlamentar requereu ainda desassoreamento emergencial e levantamento topográfico para construção de galerias uniformes, para escoamento de águas fluviais, na rua C, no Jardim Ana Paula.

 

Antonio Rodrigues Filho:

O vereador Toninho Rodrigues fez indicação para que sejam realizadas melhorias no Portal do Indaiá. Na solicitação, feita em plenário no último dia 07, o parlamentar explica que o local precisa de manutenção por parte do Poder Público, “não só por questões visuais, mas principalmente por causa da segurança, haja visto que o mesmo encontra-se desde a última temporada com lâmpadas queimadas”.

Outra solicitação para melhoria é na ciclovia entre a avenida 19 de Maio e a rua Rafael Costabile. O vereador Toninho Rodrigues indicou a colocação de sinalização de solo, principalmente nas áreas de retorno, para aumentar a segurança para os ciclistas que utilizam o local.

A avenida do Telegrafo, na esquina com a rua Lucas da Cruz Carvalho, também no Indaiá, foi motivo de indicação do vereador. Ele quer reparos definitivos no local que sofreu interferências, por conta de obras da Sabesp. Além disso, o parlamentar quer a reforma no parquinho infantil da orla da praia da localidade, manutenção na rua Mariano Laet Gomes e serviços urbanos no bairro Vila Agaó II.

Ainda, o vereador quer que o setor competente da municipalidade e autoridades estaduais de trânsito proceda a estudos a fim de regulamentar o uso das “bicicletas elétricas” em nossa cidade.

A questão do lazer para crianças cadeirantes foi matéria de outro trabalho do vereador Toninho Rodrigues. Ele pediu que a prefeitura instale equipamentos especialmente desenvolvidos para atividades de lazer e recreação de crianças cadeirantes, visando sua integração, nas praças e parques do município. O parlamentar quer ainda a realização de campanhas informativas esclarecendo sobre os riscos da gravidez na adolescência.

 

Luis Henrique Capellini

O vereador e presidente da Câmara, Luis Henrique Capellini, fez trabalho na sessão desta terça-feira, dia 07, para que sejam tomadas providências de melhorias urbanas no entorno da sede do Senai, no Indaiá.

Foi solicitado por um dos professores da instituição, auxílio da Casa de Leis, no tocante à realização de serviços de demarcação de rua e calçada, iluminação pública e instalação de placas de “proibido estacionar” na Avenida Tome de Souza, altura do n° 11.833.

 

Beth Consolo:

A vereadora Beth Consolo fez indicação na sessão desta terça-feira, dia 07, cobrando do Executivo quais as providências que estão sendo tomadas para se evitar uma nova epidemia na cidade, como a da dengue. Neste caso, a vereadora refere-se a medidas preventivas contra a gripe H1N1.