Vereadora Beth Consolo mostra preocupação com casos de leptospirose

por imprensa — publicado 03/10/2014 17h23, última modificação 08/12/2015 09h15
A vereadora Beth Consolo fez indicação na sessão desta terça, dia 30, para que a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promova ações de desratização no município e leve informações à população sobre a leptospirose, por meio de campanhas. De acordo com ela, entre os meses de janeiro e julho deste ano, a região da Baixada Santista apresentou maior índice de óbitos (10 mortes) por causa da doença no Estado.

Beth Consolo ainda explicou que, no Brasil, os ratos urbanos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos) são os principais transmissores da doença, dadas as enchentes. De acordo com a vereadora e médica, os riscos não desaparecem depois que o nível da água baixa, já que a bactéria permanece viva nos resíduos unidos por bastante tempo.

“O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição a água contaminada pela leptospira, sendo mais comum em situações de inundações e enchentes, onde, principalmente a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se a enxurrada e a lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com essas águas contamindas poderá se infectar”, explicou.

Quanto aos sintomas, ela destacou que a doença pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta, que começa repentinamente, mal estar, dor muscular (mialgias), especialmente dor nas panturrilhas, dor de cabeça e no tórax, pele e olhos amarelados, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarréia, desidratação e manchas vermelhas pelo corpo.

“Quanto antes for iniciado o tratamento da leptospirose, maior será a chance de evitar evolução para quadros mais graves da doença, que sempre resultam em internação hospitalar. O tratamento inclui cuidados com hidratação e antibióticos”, ressaltou Beth Consolo, que aguarda medidas emergenciais do setor competente para promover ações que levem informações à população.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 03/10/2014