Vereadora apresenta projeto de lei para Nota Fiscal Cidadã Municipal
A intenção da parlamentar é de criar uma “cultura” de participação popular, com incentivo à população de pedir a nota fiscal pela prestação de serviços. O programa estabelece ainda a “geração e utilização de créditos tributários para tomadores de serviços”.
“O consumidor deve fazer o cadastro no site da prefeitura de Bertioga e, ao usar serviços, tais como, postos de gasolina, estacionamento, supermercados e outros tipos de estabelecimentos em Bertioga, solicitar a emissão da nota fiscal e informar o seu CPF”, explicou a vereadora.
Ainda de acordo com a proposta encaminhada a Casa de Leis, o projeto vai proporcionar ao consumidor parte do imposto recebido de cada nota fiscal pedida. Com essa atitude, a cidade devolve à pessoa cadastrada, na forma de crédito em dinheiro, 30% do valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) recebido. O crédito poderá ser descontado de quem tem débitos com a prefeitura.
Também fica estabelecido pelo PL sugerido que quem já paga seus impostos e taxas em dia poderá usar o dinheiro para pagar até 100% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano seguinte ou receber esse valor em conta bancária.
Para virar Lei, o PL irá tramitar pelas comissões do Legislativo (CAJ e COF) e precisa ser aprovado pelo pares da Casa, com ou sem emendas e ser sancionado pelo prefeito, dentro dos prazos regimentais.