Vereador pede Oficinas da Terceira Idade
“A infraestrutura urbana das cidades não está preparada para atender pessoas dessa faixa etária. Tampouco os serviços públicos estão voltados para as necessidades da população da terceira idade. O envelhecimento normal é um processo gradual que traz mudanças físicas, psicossociais e cognitivas [memória, percepção, raciocínio, atenção]”, explicou o vereador.
Ele ainda destacou que recentes estudos sobre o envelhecimento mostram um impacto considerável do treinamento cognitivo na manutenção e recuperação das funções mentais, ocasionando a prevenção de alto grau de disfunção cognitiva. Em muitos casos, que sejam retardadas ou mesmo que venham a se manifestar de forma insignificante.
“As oficinas itinerantes do Projeto Terceira Idade, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, cumpre bem o papel de estimular as atividades cognitivas por meio de atividades artísticas. A iniciativa visa formar parcerias com Ongs, associações e grupos que desenvolvam programas sociocultural com pessoas da terceira idade”, destacou o vereador Toninho.
Para isso, ele pediu medidas da prefeitura para que faça gestão junto ao Governo do Estado para que a cidade possa ser contemplada com esse programa.
Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga – 30/04/2014