Vereador pacífico quer alimentação pós-exames médicos e perícia do IML em Bertioga

por imprensa — publicado 29/08/2014 18h35, última modificação 08/12/2015 09h14
pessoas que ficam até 12 horas de jejum para realizar exames médicos de sangue, o vereador Pacífico Júnior apresentou indicação nesta terça, dia 26, para que a Secretaria Municipal de Saúde possa distribuir um Kit Lanche. A intenção é atender esses pacientes após a realização dos exames e antes de seu retorno para suas casas.

“Muitas pessoas ainda prolongam o período de jejum, já que precisam esperar o transporte coletivo e chegar em casa para se alimentarem. É preocupante esse situação, já que há aqueles que sofrem com pressão baixa, ou mesmo diabéticos, que não podem ficar longos períodos sem alimentação. Por esse motivo, acredito ser essencial essa medida do Kit Lanche”, destacou o vereador.

Perícia médica

Pacífico ainda apresentou indicação para que seja instalado no município um Posto Avançado do IML. De acordo com o vereador, a mais conhecida das funções do IML é a necropsia, vulgarmente chamada de autópsia - exame do indivíduo após a morte. No entanto, associar o IML exclusivamente as necropsias é errado, pois este tipo de exame constitui-se em apenas 30% do movimento do instituto. A maior parte do atendimento (70%) é dada a indivíduos vivos, pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito, agressões, acidentes de trabalho etc.

Ele ainda explicou que esse tipo de exame não é realizado na cidade, o que ocasiona o deslocamento dos moradores de Bertioga até o município de Guarujá, para efetuar os citados exames. Há também o problema do horário de atendimento, que se restringe das 7h às 11h da manhã.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 29/08/2014