Sinalização de trânsito, educação e serviços urbanos são destaques nos trabalhos da semana

por imprensa — publicado 21/03/2014 17h14, última modificação 08/12/2015 09h14
Na 6ª sessão ordinária do ano, no dia 18 de março, os vereadores apresentaram trabalhos pedindo várias ações, entre elas instalação de sinalização horizontal de trânsito, doação de equipamentos pela Secretaria Municipal de Educação e serviços de manutenção urbana. Confira mais informações no resumo das moções e indicações:

Moções: 

- Moção de Parabenização ao cabo Marcelo dos Santos e ao Grupamento de Bombeiros Marítimo PB-14. Autoria: vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior. “No dia 12 de janeiro de 2014, entre muitos outros salvamentos, pudemos ver o realizado pelo Cabo PM Marcelo dos Santos na praia da Enseada, no centro de Bertioga. Em patrulhamento, Cabo Marcelo vísualizou 5 (cinco) vítimas se afogando e as resgatou deixando todas sem grau de afogamento na areia e em condições segura”. 

- Moção de Parabenização a ONG Onda Sonora pelos seus sete anos de fundação. Autoria: vereador Antônio Rodrigues Filho. “No próximo dia 21, a ONG Onda Sonora comemora sete anos de atividades em Bertioga. Porém, a história dessa entidade, que mais parece uma grande família, começou a ser escrita alguns anos antes, em 1998, quando o casal Jorge e Cristina coordenaram um projeto para ensino de música na escola Dino Bueno, por meio do Programa Escola da Família”. 

Indicações: 

José Feliciano Irmão: 

O vereador apresentou indicação para que sejam feitos serviços urbanos no bairro de Boraceia. De acordo com ele, a localidade precisa de manutenção nas vias, com roçada de mato e limpeza das valas, principalmente na avenida Aquelino Estabanez Nanni.

 Luiz Carlos Pacífico Júnior: 

Os sinais de trânsito são usados para orientar, advertir e disciplinar a circulação dos elementos do trânsito ao longo das vias. Por isso, o vereador solicitou que o entorno da nova balsa Bertioga-Guarujá, no Jardim Veleiros, conte com pintura adequada de solo (sinalização de trânsito). 

Outro trabalho do vereador reitera o pedido para instalação das travessias elevadas ou lombo faixas nas principais vias da cidade, a exemplo do que acontece atualmente na avenida 19 de Maio, na qual os pedestres tem prioridade, garantindo a segurança e acessibilidade das pessoas por meio das travessias elevadas, adequadas aos cadeirantes. 

Ainda no tocante a acessibilidade, o vereador lembrou á prefeitura a necessidade de adequar os novos projetos, muitos em andamento na cidade, para que essa questão seja contemplada pelos mesmos. Exemplo da necessidade de planejamento é o entorno da nova balsa Bertioga-Guarujá. No local, o novo atracadouro conta com as rampas de acesso necessárias, já as vias no entorno do empreendimento não foram adaptadas para atender essa demanda. Ele pede esses reparos com urgência. 

Além disso, o vereador é autor, juntamente com o demais pares da Casa de Leis, da indicação que pede à prefeitura que possibilite a doação dos equipamentos escolares trocados recentemente pela Secretaria Municipal de Educação. A intenção é que outros municípios, desprovidos desse tipo de recurso (cadeiras e carteiras escolares) possam ser beneficiados e assim oferecer condições de aula aos alunos. 

Edvaldo Alecrim Silva: 

Em suas caminhadas pelos bairros, o vereador tem constatado a necessidade recorrente dos serviços urbanos, principalmente nas localidades mais distantes da região central. Por essa razão, ele fez indicação essa semana, para que a Secretaria de Serviços Urbanos providencie manutenção no Jardim São Lourenço, com limpeza das ruas do local. 

Ele ainda requereu a realização de terraplanagem com adição de material nas ruas dos bairros Parque Estoril e Vicente de Carvalho II. Também para este último, limpeza nas ruas. 

Para a questão do ensino, o vereador pediu que a prefeitura providencie a instalação de uma escola destinada ao ensino infantil, voltada às crianças de quatro a seis anos de idade, no bairro Vicente de Carvalho II. 

Antônio Rodrigues Filho: 

O vereador falou das obras de urbanização que o município tem recebido e de como isso melhorou o “visual” da cidade. No entanto, para ele, é necessário que a prefeitura faça cumprir a legislação municipal, que impõe a construção de calçadas pelos proprietários de imóveis, por meio do Código de Edificações. Além disso, o parlamentar quer que seja feita a varrição na rua Ayrton Senna da Silva. 

Alfonso Dari Weiland: 

Para evitar a carência constante de roçada de mato nos bairros, o vereador solicitou da prefeitura o serviço de capina química, com o uso de herbicidas (grupo de agrotóxicos usados no controle das plantas daninhas), que representa uma tecnologia conveniente e moderna para o controle das plantas invasoras nos ambientes urbanos. De acordo com ele, em decorrência dos inúmeros problemas causados pelas plantas invasoras, a remoção destas, através do uso de herbicidas, é a forma mais recomendada. 

O parlamentar também apresentou trabalho para que seja feito reparo na sinalização de trânsito horizontal nas vias do município. Segundo ele, o respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. 

Outro pedido feito pelo vereador é referente à instalação de manilha na rua General Osório, localizada na região central do município. Ele também reivindicou manutenção nas vias dos bairros Jardim Rio da Praia e Ana Paula. 

Márcia Regina Braz Lia: 

Com foco na inclusão digital, a parlamentar indicou para o Executivo a instalação do software Guarux, que é de uso livre, com aplicativos e jogos que podem beneficiar principalmente as pessoas portadoras de necessidades especiais. O programa também conta com opções educacionais e pedagógicas que podem ser mais um recurso no aprendizado nas escolas municipais. 

Outro trabalho da vereadora pede que a rua Manoel Gajo, na região central, seja atendida por linha de ônibus municipal. 

Luís Henrique Capellini: 

O vereador afirmou em seu trabalho desta semana, que no horário de saída da Escola Estadual Armando Belegarde, o Colégio Objetivo e o Delfino Stocker de Lima, no período da tarde, por volta das 17 horas, muitos jovens ficam causando tumulto nas ruas do entorno, alguns chegam a pular os muros das casas vizinhas de veraneio ou mesmo ficam sentados nesses muros, outros sobem no equipamento de telefone público e invadem as escolas vizinhas. 

Para resolver esse problema, ele requereu da prefeitura medidas para ampliar a segurança nesse horário na localidade, com ronda escolar, que pode ser feita por meio de parceria com a Polícia Militar ou pela própria Guarda Civil Municipal.

 

texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 21/03/2014