Serviços Urbanos e transporte são destaques nos trabalhos desta semana

por imprensa — publicado 04/04/2014 16h00, última modificação 08/12/2015 09h14
Seja para a instalação de ponto de ônibus, serviços de limpeza das ruas ou instalação de manilhas, o setor de Serviços Urbanos foi o principal alvo das indicações apresentadas na sessão desta terça, dia 1º de abril. Questões relativas ao transporte também foram apresentadas. Confira o resumo da semana:

 

Moções:

- Moção de Parabenização ao senhor Claudinê Teles Moreira. Autoria: vereador Antônio Rodrigues Filho. “Os 73 anos de vida de Claudinê Teles Moreira podem ser resumidos numa única palavra: superação. Ele, que já foi morador de rua e não completou os estudos, não se deixou intimidar pelas dificuldades impostas pelo mundo e tratou de conquistar seu lugar ao sol”.

Indicações:

Edvaldo Alecrim Silva

Entre os assuntos mais abordados pelo vereador estão os serviços de manutenção urbana. Esta semana, ele voltou a essa questão, com indicação para que a prefeitura providencie a limpeza e manutenção da rede de esgoto do bairro Vicente de Carvalho II.

O vereador ainda solicitou à municipalidade a instalação de uma praça com equipamentos de ginástica e que tenha como prioridade proporcionar suporte para atividades esportivas e físicas realizadas ao ar livre. O equipamento público também se destina a Vicente de Carvalho II.

José Feliciano Irmão

Com objetivo de atender aos pedidos dos moradores das ruas General Osório e Dr. Rodrigues Alves, no Jardim Paulista, o vereador apresentou trabalho na sessão desta terça, dia 1º de abril, para que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos faça os serviços de roçada de mato e nivelamentos das ruas do bairro, que, de acordo com ele, estão em péssimo estado de conservação.

Luiz Carlos Pacífico Júnior

Aumento no período de atendimento do escritório da Elektro foi um dos pedidos feitos pelo vereador na última sessão do Legislativo, juntamente com os demais pares da Casa de Leis.  De acordo com ele, muitos usuários reclamam que o atendimento da empresa não funciona no horário de almoço, o que tem prejudicado as pessoas que dispõe apenas desse período para resolver suas pendências domésticas.

Além disso, os vereadores querem a presença permanente de um técnico da empresa na cidade, já que as ocorrências do município precisam esperar pela vinda de uma equipe de Guarujá para serem solucionadas, o que acarreta em demora.

Outra indicação do vereador pede programa municipal que estimule o intercâmbio de ideias e vivência entre as crianças e idosos, é o projeto “Vovó sabe tudo”, que já foi adotado por alguns municípios paulistas. A intenção é valorizar o trabalho da terceira idade e aproximar as gerações, estimulando o respeito pelas diferenças entre os dois grupos.

Antônio Rodrigues Filho

O vereador quer que o bairro Chácaras Itapanhaú seja contemplado com a implantação da rede coletora de esgoto. Para isso, ele solicitou medidas para que a localidade possa ser contemplada com recursos do programa do Governo do Estado “Onda Limpa”, que já está realizando esse serviço no bairro vizinho, a Chácaras Vista Linda.

Além disso, ele pediu a construção de passarela para pedestres na avenida Anchieta, na altura do bairro Indaiá. A medida, de acordo com o vereador, permitirá que os moradores possam atravessar a referida via em segurança e perda de tempo.

Já para o setor do Turismo, o vereador fez indicação, junto com os vereadores Alemão e Valéria Bento, para a criação da Semana da Cultura Caiçara, com objetivo de resgatar a identidade ancestral de Bertioga e celebrar a contemporaneidade caiçara.

Valéria Bento

A vereadora, assim como os demais vereadores da Casa, tem recebido reclamações de pacientes da cidade, no que se refere ao transporte intermunicipal de pessoas enfermas e que precisam desse tipo de suporte para irem ou voltarem de outras cidades da região.

Por ausência de oferta adequada da prefeitura para essa locomoção de pacientes que são atendidos na rede de Saúde de outras cidades, os vereadores apresentaram trabalho na sessão desta terça, dia 1º, cobrando do setor competente mais atenção e medidas para resolver esse problema.

Ela ainda requereu do Poder Executivo a destinação de cinco professores e quatro estagiários, todos da área de educação física, para atuarem junto a Diretoria de Esportes do Município.

Elizabeth Dotti Consolo

Por conta de pedidos de usuários e moradores, a vereadora solicitou do setor responsável da municipalidade, ações para a instalação de pontos de ônibus na avenida Anchieta. Outro trabalho da parlamentar solicita a realização de campanha informativa sobre o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Márcia Regina Braz Lia

Medida de enfoque social, a vereadora quer a isenção no pagamento de passagem no transporte coletivo urbano para as pessoas acima dos 60 anos de idade. A iniciativa contou com coautoria dos vereadores Valéria Bento e Pacífico Júnior.

Em outra indicação, ela solicitou informações da prefeitura sobre a construção do Centro de Reabilitação municipal, previsto para ser instalado ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Citymar.

Alfonso Dari Weiland

O vereador apresentou indicação para que sejam realizadas melhorias urbanas na rua General Osório. De acordo com ele, a via está com problemas para o tráfego, por isso, quer que sejam instaladas manilhas no local. Outros trabalhos do parlamentar pedem reparos na rua Engenheiro José Sanches Ferrari, no bairro Vicente de Carvalho II, e melhorias na rua 10 e estrada 04, nas Chácaras Vista Linda.

Para permitir a criação de empregos e geração de renda, ele também sugeriu ao Poder Executivo a adoção do projeto Gari do Óleo, visando contemplar a população de baixa renda. Este projeto funciona por meio da coleta de óleo residencial pelos garis do óleo, com o apoio de empresas patrocinadoras da iniciativa.

Luís Henrique Capellini

Para atender a pedidos dos moradores do bairro de Boraceia, o vereador apresentou dois trabalhos esta semana, pedindo melhorias urbanas na localidade: iluminação pública no final da antiga rua D e limpeza das valas e roçada de mato na rua Fernando Pessoa e travessias.

Ordem do Dia:

- Projeto de Lei Ordinária nº 029/2013 – autoria: vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior. “Indica projeto de lei que institui o incentivo à aprendizagem do jogo de xadrez na rede municipal de ensino”. Aprovado em 2ª discussão.

- Projeto de Lei Ordinária nº 030/2013 – autoria: Antônio Rodrigues Filho. “Institui no âmbito do município de Bertioga o ‘Programa de Vacinação no Lar’, e da outras providências”. Aprovado em 2ª discussão.

- Projeto de Resolução nº 001/2014 – autoria: todos os vereadores. “Altera o artigo 13 da resolução nº 68/2014 e dá outras providências”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga- dia 04 de abril de 2014