Serviços Urbanos e criação de áreas de lazer e esporte estão entre os destaques da semana

por imprensa — publicado 26/09/2014 15h14, última modificação 08/12/2015 09h14
Desde manutenção viária, construção de calçadas, instalação de lombofaixas, foram vários os pedidos de serviços de manutenção e melhorias urbanas feitas pelos vereadores na sessão desta terça, dia 23 de setembro. Além disso, destaque também para as solicitações de áreas de lazer, atividades físicas e de esportes. Acompanhe o resumo da semana:

Indicações:

Márcia Regina Braz Lia

Para dar apoio na reabilitação das pessoas que passaram por algum tipo de complicação de saúde e necessitam do auxílio de um terapeuta ocupacional, a vereadora apresentou indicação esse semana, solicitando a contratação desse profissional para atuar nas atividades do Nace, equoterapia e CAPs.

De acordo com ela, o terapeuta ocupacional auxilia na recuperação de pessoas que sofreram problemas físicos e psiquiátricos. Outro trabalho da vereadora pede campanha preventiva e informativa nas escolas do município para combater o piolho, um parasita considerado doença contagiosa, que provoca coceiras e incômodos nas crianças.

A acessibilidade é um tema constante nos trabalhos da vereadora, que, esta semana, solicitou da prefeitura a instalação de bebedouros e banheiros adequados aos portadores de necessidades especiais no Parque dos Tupiniquins, no Centro.

Valéria Bento

Com a criação da função agente de trânsito, os municípios tem se vinculado ao Sistema Nacional de Trânsito para a realização de concursos público e a  contratação desses profissionais que atuam de forma preventiva e também ostensiva.

Segundo a vereadora, os agentes municipais de trânsito estão constantemente expostos a perigos provenientes do trânsito. Assim, é justificável o pedido para que eles recebam adicional de periculosidade, devido à natureza da suas atividades.

Ainda na questão do trânsito, Valéria requereu a instalação de uma ponte de acesso de pedestres entre as duas pistas da Avenida Anchieta, no bairro Indaiá, e também um lombofaixa nesta mesma localidade. Ela ainda fez indicação para que a Secretaria de Serviços Urbanos faça manutenção nas ruas do bairro Chácaras Vista Linda e a prefeitura promova medidas junto à Caixa Econômica para que seja feita manutenção no sistemas de esgoto dos conjuntos habitacionais do Citymar.

Para o setor de Educação, a vereadora indicou a criação do serviço Disque 0800, voltado a produzir um canal eficiente de comunicação entre os pais e a Secretaria Municipal de Educação. Ainda nessa área, ela requereu medidas da prefeitura para que os alunos da Emeif Chácaras Vista Linda sejam realocados para outro local, na seqüência, seja feita urgente reforma e manutenção desta unidade escolar.

Edvaldo Alecrim Silva

Com a finalidade de implantar áreas para lazer, com mesas para jogos de dama, xadrez, dominó, carteado, entre outras possibilidades, o vereador solicitou medidas para a implantação de praças de Atividades Recreativas em alguns bairros da cidade, mais carentes de atividades de entretenimento e cultural, como o Jardim Indaiá e Vicente de Carvalho II.

O edil ainda cobrou da prefeitura medidas para que seja cumprida a legislação que proíbe a circulação de cães nas areias das praias de Bertioga. Ele destacou que esse fato tem ocorrido com bastante freqüência e gera muitas reclamações dos munícipes.

José Feliciano Irmão

O vereador requereu medidas da prefeitura para que seja resolvido o problema de saneamento básico (esgoto) na rua AJ, no loteamento Costa do Sol, e que está próximo a uma creche. De acordo com ele, os moradores tem reclamado do cheiro forte e insuportável no local.

Antônio Rodrigues Filho

Entre as indicações do vereador na sessão desta terça, dia 23, estão diversos pedidos para o setor de Esporte e Lazer. Ele quer uma quadra poliesportiva no bairro São Lourenço, academias ao ar livre nos bairros São Lourenço, Indaiá e Chácaras Vista Linda. Ainda, áreas de lazer no Indaiá e Jardim Vista Linda. A intenção do edil é trazer opções para atividades físicas, esportivas e de entretenimento à população.

O vereador também apresentou indicação para alguns serviços de manutenção urbana, com melhorias e calçamento na Ilha IV, no Indaiá, construção de rampas de acesso às praias para atender ao projeto municipal “Praia Acessível”, colocação de manilhas na rua Tibiriçá, urbanização e paisagismo entre as avenidas Anchieta e Emancipador Diney Lyra e manutenção na Praça Jardim Caiçara, ambos no Indaiá.

Outro trabalho do edil pede a criação de um programa para prevenção e controle da doença diabetes entre os alunos das escolas municipais. Para finalizar, ele quer aumento na oferta de ônibus circulares no bairro Jardim São Lourenço, porque os moradores tem reclamado dos longos períodos de espera pelo transporte público.

Luis Carlos Pacífico Júnior

Por causa da ausência de calçamento na avenida Anchieta, os pedestres tem utilizado a ciclovia, o que atrapalha o trânsito e pode ocasionar acidentes. Para resolver o problema, o vereador pediu o calçamento (construção de calçadas) da via, para que os pedestres possam andar em local destinado a eles.

Outro pedido do edil é para aquisição de equipamento tipo rolo compactador, que será utilizado no serviço de nivelamento das ruas da cidade. Ele também pediu agilidade no agendamento de consultas médicas para pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais.

Além disso, ele requereu a colocação de lombofaixa na avenida Anchieta, próximo ao número 11.147, no bairro Indaiá, e manutenção ou retirada da caixa d’água do Jardim Rafael.

Luiz Henrique Capellini

De acordo com o trabalho apresentado pelo vereador, em Bertioga, os exames de mamografia são feitos por meio de uma clínica conveniada com a prefeitura e no AME de Santos, sendo que o período de espera para esse tipo de atendimento geralmente excede um mês.

Para auxiliar na realização desses exames médicos vitais para o bem estar da mulher, ele sugeriu à Secretaria de Saúde de Bertioga medidas junto ao Governo Federal para trazer ao município o “Programa de Mamografia Móvel”, criado em outubro de 2012.

Em outro trabalho, o vereador ressaltou que a empresa Sabesp iniciou manutenção há mais de um mês na tampa do sistema de esgoto da rua Antônio Rodrigues de Almeida, na Vila Itapanhaú. No entanto, a terceirizada apenas sinalizou a obra com um cavalete e não terminou o serviço, que visivelmente é de pouca complexidade.

A demora na execução desse serviço provoca transtornos no trânsito da referida via, sendo que muitos motoristas desavisados chegam a parar bruscamente em frente ao cavalete, que fica a poucos metros de uma curva de acesso à região do Pronto Socorro e mesmo da Câmara Municipal. Por essa razão, o vereador pede medidas para a conclusão dessa obra.

Alfonso Dari Weiland

O antigo terminal turístico do Jardim Rafael está há muitos anos abandonado, sem utilização positiva para a comunidade. Por isso, o vereador apresentou indicação solicitando a construção no local de uma área de lazer, com a instalação de aparelhos de ginásticas, que possam ser utilizados tanto pelos moradores quantos visitantes.

O vereador também pediu à prefeitura a construção de galeria de águas pluviais para atender as ruas transversais do bairro Jardim Rafael, e a realização de serviços urbanos nas ruas 10 e 11 das Chácaras Vista Linda.

 

Ordem do Dia:

 

1.     Projeto de Lei 006/2014 – “Dispõe sobre o incentivo ao cultivo das plantas citronelas e crotalária juncea, como método natural de combate à dengue e dá outras providências”. Autoria: vereadora Márcia Regina Braz Lia. Aprovado em 2ª discussão.

2.     Projeto de Lei 011/2014 – “Proíbe a utilização de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos nas salas e durante os horários de aula nas escolas do município de Bertioga e dá outras providências”. Autoria: vereadora Márcia Regina Braz Lia. Aprovado em 2ª discussão.

3.     Projeto de Lei 064/2014 – “Altera a lei 1.078 de 05 de julho de 2013 e dá outras providências”. Autoria: prefeito. Aprovado em 1ª discussão.

4.     Pedido de Tramitação em Regime de Urgência Especial – Projeto de Lei 066/2014 – “Prorroga o prazo para recadastramento das inscrições municipais para o exercício de 2015, estabelecido pela Lei Municipal nº 1.126, de 04 de agosto de 2014”. Autoria: prefeito. Aprovado em 1ª discussão.

 

  

  

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 26/09/2014