Saúde, Esporte, Segurança e Emprego foram alguns dos temas dessa semana

por imprensa — publicado 12/08/2013 14h06, última modificação 08/12/2015 09h14
Os trabalhos dos vereadores da Câmara Municipal de Bertioga da sessão desta terça-feira, dia 30, englobaram temas como Saúde, Meio Ambiente, Cultura, segurança para a travessia de estudantes, oferta de emprego, entre outros. Também houve apresentação musical da associação Acica, no início da sessão. Confira o resumo dos trabalhos legislativos:

Moções:

Moção de Parabenização ao trabalho em Bertioga da associação Acica, voltados ao desenvolvimento cultural. Autoria: vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior. “Esse vereador parabeniza a Acica pelo trabalho competente, honesto, dedicado e de muitas alegrias para os pequenos de nosso município. A entidade está desenvolvendo aulas de música, gratuitamente, para dezenas de crianças. E é por conta da sua força que as manifestações culturais e artísticas muitas vezes podem ‘salvar’ os jovens da ociosidade, das drogas ou de outros problemas sociais”.

Moção de Parabenização ao senhor Antonio Carlos Ticianelli (Carlos da Funerária) da empresa Osan. Autoria: vereadora Valéria Bento. “Em sua profissão, sempre prestou um serviço de qualidade, oferecendo à população um tratamento digno, eficiente e humano, em parceria com a empresa Osan. A este profissional que pronta e carinhosamente acolhe os munícipes fragilizados no momento mais difícil de suas vidas, que é o luto, rendemos nossa homenagem”.

Moção pelo Dia do Trabalho. Autoria: vereador Toninho Rodrigues. “No ano de 1889, em homenagem à greve geral de Chicago, o Congresso socialista, em Paris, instituiu a data de 1º de Maio como o Dia Mundial do Trabalho. No Brasil, o reconhecimento só ocorreu em 1925, pelo então presidente Arthur Bernardes, que decretou o dia 1º de Maio como feriado nacional”.

Moção de agradecimento aos colaboradores da CAE da Água e do Esgoto com a cessão de espaços. Autoria: vereadores Ivan de Carvalho, José Feliciano Irmão e Elizabeth Dotti Consolo. O referido trabalho agradeceu aos responsáveis pelos 14 locais que sediaram as audiências públicas realizadas em várias regiões da cidade: Vitor Maurício Tavares Mouta; Pastor Leonardo Teixeira Chagas; José Carlos das Neves; Cleonil Vieira dos Santos; Edison Pereira da Costa; Daniela Carla dos Santos; Nelson Pereira e Hélio Peres; Pastor Moacir Bezerra Joventino e Vanderlei Mozardo.

 

Requerimentos:

Requer expedição de ofício ao empreendedor Fazenda Acaraú e ao Conselho Estadual de Meio Ambiente – Consema, solicitando providências. Autoria: vereadora Valéria Bento. Por causa da sensibilidade ambiental da cidade de Bertioga e do impacto que empreendimentos imobiliários causam no município, a parlamentar solicitou informações sobre o projeto “City Acaraú”, que está tramitando no Consema. Ela quer envio de oficio para que a empresa envie no prazo de 30 dias o EIA-Rima do empreendimento para análise da Câmara.

 

Indicações:

Beth Consolo:

A vereadora Elizabeth Dotti Consolo fez indicação no último dia 30, para que conste no Calendário Municipal o Dia de Combate ao Câncer de Pele Nacional, em 1º de Maio. A parlamentar quer medidas que vise à conscientização popular dos graves riscos à exposição solar sem a devida proteção. A doença é mais comum em pessoas acima dos 40 anos e, em 2013, o país poderá registrar mais de 134 mil novos casos da doença. A campanha será realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Outro trabalho voltado à área da Saúde apresentado pela vereadora Beth nessa terça, foi uma indicação para que seja realizada uma “ofensiva do Ministério da Saúde contra o fumo”. Para isso, é necessário a Secretaria Municipal da Saúde aderir aos programas do Governo Federal e implantá-los em Bertioga.

 

Toninho Rodrigues

Para que as pessoas que trabalham e estudam durante o dia possam aproveitar o período da noite para a realização de práticas esportivas, o vereador Antonio Rodrigues Filho fez indicação nesta terça, dia 30, para que seja implantado em Bertioga o Projeto Noite Esportiva.

O objetivo é atender jovens e adultos que desejam melhorar sua qualidade de vida. O Noite Esportiva poderá contar com noções de disciplina para quem quiser praticar esportes como futsal, basquete, handebol, ginástica, skate, ou simplesmente uma caminhada ou alongamento.

Outra medida que visa promover saúde para os moradores da cidade é a indicação para que a prefeitura realize campanha preventiva e elucidativa sobre os riscos da hipertensão arterial, junto a rede de ensino da cidade.

 

José Feliciano Irmão

Moradores do bairro de Boracéia tem feito reclamações com o vereador José Feliciano quanto à ausência na localidade de uma agência da Caixa Econômica Federal ou mesmo de uma Casa lotérica, na qual eles possam efetuar os diversos serviços bancários, como pagamento de contas ou tributos municipais, que são necessários à comunidade.

Por esse motivo, o parlamentar fez indicação na sessão desta terça-feira, dia 30, para que a região receba um posto da Caixa e as pessoas não precisem mais perder um dia todo ou no mínimo várias horas para realizar o pagamento de suas contas.

Outra indicação do vereador é para que seja realizada iluminação pública nas quadras V e Z, em Guaratuba, no loteamento Costa do Sol.

 

Luis Henrique Capellini

Para aumentar a oferta de cursos do Via Rápido Empregos, o vereador Capellini fez indicação a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Educação de Bertioga para que a cidade recebe a Carreta Itinerante do Programa do Governo do Estado.

São cinco carretas itinerantes do Via Rápido Emprego que percorrem as cidades levando algumas opções de cursos, com cerca de 100 hora/aula. Em 2013, as carretas irão oferecer mais de 2.100 vagas de capacitação profissional.

 

Luiz Carlos Pacífico Júnior

Por ser a principal via da cidade, a rodovia Rio-Santos concentra o maior fluxo de veículos do município. Por esse motivo, e também por “cortar” Bertioga ao meio, o vereador Pacífico fez indicação na sessão de terça, dia 30, para que a prefeitura e o DER/SP façam convênio que permita a atuação da Guarda Civil Municipal na referida via nos horários de entrada e saída de alunos.

O objetivo é que os GCMs possam auxiliar na travessia e segurança dos estudantes que precisam atravessar a Rio-Santos.

Há exemplo do que acontece no Hospital e Pronto Socorro de Bertioga, onde existem Postos de Coleta para medicamentos vencidos ou descarte desse material de risco de contaminação, o vereador Pacífico quer esse tipo de serviço em farmácias e drogarias da cidade.

Para essa finalidade, ele fez indicação de Projeto de Lei ao Executivo para que sejam implantados esses Postos de Coletas em farmácias e drogarias. De acordo com o vereador, o resultado é que esse material medicamentoso não será mais descartado no lixo comum, que é um ato prejudicial ao meio ambiente e nocivo ao ser humano.

 

Ivan de Carvalho

Para que a cidade de Bertioga seja um local mais higiênico e com menos lixo nas ruas, o vereador Ivan de Carvalho fez indicação na sessão desta terça-feira, dia 30, solicitando aplicação de multa a quem for flagrado jogando lixo nos logradouros públicos.

Para essa finalidade, o vereador Ivan propôs um Projeto de Lei à prefeitura, que discipline essa matéria, já que a medida servirá de apoio a saúde pública e tornará a cidade mais atrativa para os turistas.

 

Edvaldo Alecrim Silva

Para que o serviço de Vigilância Sanitária conte com um reforço no seu efetivo, o vereador Alecrim fez indicação no último dia 30, pedindo a realização de concurso público, conforme a Lei Complementar nº 84, de 04 de janeiro de 2012. De acordo com o parlamentar, a cidade conta com um baixo número de agentes sanitários, o que dificulta o trabalho principalmente num período de surto de dengue como nos últimos meses, por isso a importância do concurso público.