Saúde e Segurança Pública são destaques nos trabalhos da Casa desta terça, dia 13

por imprensa — publicado 14/08/2013 15h17, última modificação 08/12/2015 09h14
Entre os temas mais debatidos durante a sessão da última terça, dia 13, está a Saúde e a Segurança Pública. Além disso, os jovens que participaram da seletiva do Santos Futebol Clube em Bertioga foram homenageados com “Diploma de Reconhecimento”. O esportista Ubélcio Oliveira Silva recebeu Moção de Parabenização pelos bons resultados obtidos em provas recentes de pedestrianismo.

• Moções:

Moção de Parabenização ao esportista Ubélcio Oliveira Silva. Autoria: vereador Ivan de Carvalho. “Iniciou os treinos no pedestrianismo em 2010, começando a competir só em 2012. Onde coleciona vários títulos em diversas provas realizadas”.

Moção de Parabenização à Fundação 10 de Agosto. Autoria: todos os vereadores. “A Fundação 10 de Agosto comemorou 20 anos de atividades em nosso Município. A entidade surgiu em 1993, com o propósito de levar cultura e educação para a população de Bertioga, qualificar o trabalhador e criar oportunidades”.

• Requerimentos:

Fornecer os estudos atualizados do Plano de Manejo das Trilhas de Bertioga. Autoria: vereadores Ivan de Carvalho e Pacífico Júnior. Os parlamentares requerem por meio deste trabalho, informações dos secretários competentes sobre o Plano de Manejo das Trilhas de Bertioga – PERB -, incluindo todo o material e estudos desenvolvidos, informações catalogadas, com localização, carga de suporte (quantas pessoas podem utilizar por período) e grau de dificuldade.

• Indicações:

Luiz Carlos Pacífico Júnior:

Em continuidade aos seus trabalhos voltados à Segurança Pública, o vereador apresentou indicação nesta terça, dia 13, para que a municipalidade institua o Programa Ronda no Bairro, visando reforçar o trabalho preventivo com o apoio da Guarda Civil Municipal.
O parlamentar também pediu sinalização e iluminação pública na Avenida Anchieta, no trecho de retorno próximo a Praça Edson Palmar dos Santos, a "Dinda", no Jardim Rio da Praia.

Elizabeth Dotti Consolo:

Com enfoque nos trabalhos de valorização às ações preventivas na área da Saúde, a vereadora apresentou indicação para que conste no calendário Municipal o dia 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes. De acordo com a parlamentar, esta é uma doença bastante comum no mundo, atingindo cerca de 9% da população adulta e, segundo uma projeção, até o ano de 2025 mais de 380 milhões de pessoas terão diabetes. No Brasil o diabetes afeta 14% da população.

A vereadora ainda apresentou proposta ao Executivo para a implantação de Programa Municipal de Informação e Combate à Impotência Sexual. A parlamentar destacou que o problema atinge 35% dos homens com mais de 40 anos.

José Feliciano Irmão:

Por conta do pedido de moradores e proprietários de barracas e carrinho de praia do bairro de Boraceia, o vereador solicitou ao Executivo que seja feita limpeza constante da praia e coleta de lixo das lixeiras existente no local.

Edvaldo Alecrim Silva:

O vereador apresentou indicação na sessão desta terça, dia 13, para que seja feito serviço de reparos em iluminação pública na esquina das ruas Francisco Pinto e Professor Francisco Teixeira Donna, no bairro Vicente de Carvalho II. Outro trabalho do parlamentar pede o término das obras iniciadas na Marginal da Rodovia Rio Santos, entre a rua Engenheiro Jose Sanches Ferrari e a Marina do Forte.

Completando as solicitações voltadas aos serviços urbanos, o vereador quer a realização de limpeza, desobstrução e poda de arvore na rua Francisco Pinto, no bairro Vicente de Carvalho II.

Alfonso Dari Weiland:

O vereador fez indicação para que a prefeitura, em conversação com o Ministério Público, celebre um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que o Executivo possa realizar serviços básicos em bairros com restrição para esse tipo de manutenção urbana, como é o caso do Sítio São João, parte das Chácaras Vista Linda e de Boraceia. Essa indicação foi feita em conjunto com o vereador Toninho Rodrigues.

Além disso, o parlamentar apresentou trabalho pedindo a realização de manutenção urbana na rua Tibiriça, no bairro Jardim Albatroz.

Antonio Rodrigues Filho:

Para orientar ciclistas sobre as regras e condições de trânsito na cidade, o vereador apresentou proposta para que seja implantado em Bertioga o “Programa Pedale pela Vida”. A intenção é que seja realizada ação voltada aos ciclistas mensalmente nos pontos de travessia da rodovia Rio Santos e nas principais vias da cidade.

Luis Henrique Capellini:

O vereador pediu providências quanto à fiscalização e disponibilização de sinalização indicando a proibição de sonorização ao redor do Hospital Municipal, na Praça Vicente Molinari. No local, onde há inclusive uma maternidade, o silencio é fator importante para o trabalho dos médicos, equipe médica e também para os pacientes.

Outra indicação do parlamentar é para que a prefeitura adote providências para a destinação de local apropriado para o embarque e desembarque de materiais diversos na margem do Canal de Bertioga, pelos moradores da Prainha Branca.

O vereador ainda fez solicitação para que seja estudado projeto para área de lazer e esporte na Praça L, em Guaratuba. As três indicações tem coautoria do vereador Ivan de Carvalho.

(fonte: Assessoria de Imprensa CMB)