Presidente do Legislativo quer mais séries do EJA na escola Inácio Hora

por imprensa — publicado 11/04/2014 14h45, última modificação 08/12/2015 09h13
Com a intenção de auxiliar na complementação do ensino das pessoas que já estudam no EJA da Escola Inácio Hora, localizada no bairro Jardim Paulista, o presidente da Câmara, Luís Henrique Capellini, apresentou indicação nesta terça, dia 08, para que a unidade escolar conte com as séries que são de competência do Estado. Ele quer que a Secretaria Municipal de Educação entre em diálogo com a Diretoria Regional de Ensino para viabilizar essa solicitação.

“Muitas pessoas que estudam nesta unidade e outras que querem ingressar tem me procurado e solicitado que o EJA tenha as séries faltantes para a conclusão do ensino até o 2º grau”, contou o vereador Capellini. Ainda de acordo com ele, nesta unidade de ensino, o município oferece o EJA da 1ª a 5ª série, mas os adultos não contam com a continuidade do ensino fundamental (até o 8º ano) e o ensino médio, que são de competência do Estado.

O vereador ainda destacou que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é importante porque permite que as pessoas que não puderam concluir os estudos em idade escolar, tenham a oportunidade de terminá-los na vida adulta.

“Considerando as dificuldades de quem se dispõe a terminar os estudos na idade adulta, quando as pessoas geralmente trabalham durante o dia e tem outras obrigações domésticas, o simples fato de ter que se transferir para outra unidade escolar pode se tornar um empecilho intransponível e que encerra o sonho desses estudantes de ter concluído o ensino”, avaliou.

Outra ressalva feita pelo chefe do Legislativo é que a escola Inácio Hora está localizada na região central de Bertioga, que aglomera grande número de moradores e também de trabalhadores. Por essa razão, disponibilizar todas as séries do EJA é fundamental para a Educação na cidade.