Populares aumentam participação na CAE da água e Esgoto

por imprensa — publicado 12/08/2013 12h25, última modificação 08/12/2015 09h13
A CAE (Comissão de Assuntos Especiais) da água e esgoto realiza nesta sexta-feira, dia 22, Dia Mundial da Água, a sua 6ª reunião, no bairro Rio da Granja, conhecido como Mangue Seco.

Nesta segunda semana de encontros com a população, o número de participantes aumentou e, em cada localidade, a comissão colhe novas informações e questionamentos com a população sobre a qualidade da água fornecida pela Sabesp e o sistema de esgotamento sanitário de cada região.

Na segunda-feira, dia 18, a audiência pública foi realizada no Espaço Cidadão, em Boracéia, e contou com a presença de mais de 100 moradores da localidade. O bairro tem problemas principalmente por conta da falta de água em períodos de temporada e os moradores sofrem com a questão do esgoto, que não está resolvido na área.

Já Guaratuba recebeu o encontro na quarta-feira, dia 20, sendo que dezenas de munícipes participaram. Quanto à água, o bairro tem um sistema de fornecimento que foi implantado anteriormente por empresa particular e depois repassado para a Sabesp. Os questionamentos de populares foram relativos à falta de água.

Os moradores de São Lourenço se reuniram com os membros da CAE na quinta-feira, dia 21, e apontaram diversos problemas na localidade, como a rede de esgoto, que está sendo implantada há alguns anos e ainda não está pronta, e também sobre o fornecimento de água e a capacidade de vazão dos encanamentos no bairro.

Sabesp

Os representantes da empresa Sabesp estão participando de todos os encontros da comissão. Eles respondem aos questionamentos e algumas situações pontuais são anotadas pelos funcionários para posterior verificação.

Contrato

Esta semana, o presidente da CAE, Ivan de Carvalho, citou outros municípios que se encontram em situação semelhante à Bertioga: sem contrato com a Sabesp para os serviços de saneamento básico. “Em dezembro de 2011, das 365 cidades em que a Sabesp atua, 99 estavam sem contrato com a empresa, inclusive o município de Santos. Esses contratos atualmente estão sendo renegociados, analisados ou revistos. Muitas cidades podem não renovar essa parceria com a Sabesp, pelo menos não nos moldes contratuais anteriores”, explicou o vereador.

Ele ainda contou que Bertioga aprovou legislação permitindo a efetivação do contrato com a companhia em 1994, mas de lá para cá, não houve a assinatura de contrato e as leis mudaram, o que impossibilita neste momento a assinatura de acordo pela legislação municipal anterior. “Por conta desses fatores, solicitei esta semana, por meio de indicação, que a prefeitura não assine esse contrato. Ao menos até a finalização dessa CAE e a apuração de várias informações importantes sobre a água e esgoto em Bertioga”.

Próximas audiências

- 25 DE MARÇO DE 2013, às 19 hs. Local: Restaurante La Torre, Rua Manoel Mendes Ventura, nº 470, Jd. Indaiá.

27 DE MARÇO DE 2013, às 19 hs. Local: Bar do Alemão, Av. Tomé de Souza, nº 7.449, Vista Linda;

28 DE MARÇO DE 2013, às 19 hs. Local: Sindicato dos Servidores Públicos de Bertioga, Estrada 4, nº 38, Quadra “L”, Chácaras Vista Linda;

1º DE ABRIL DE 2013, às 19 hs. Local: Salão Claudinê, Rua Augusto Ribeiro Pacheco, nº 701, Jd. Rafael;

03 DE ABRIL DE 2013, às 19 hs. Local: Restaurante Verdes Mar, Rua Renato Faustino, nº 10, Jd. Das Canções e

04 DE ABRIL DE 2013, às 19 hs. Local: 1ª Igreja Batista em Bertioga, rua Marinaldo Fernandes, nº 355, Jd. Rio da Praia.