Evento cultural Zarpada recebe moção de apoio dos vereadores

por imprensa — publicado 05/09/2014 15h43, última modificação 08/12/2015 09h13
Com a inserção de Bertioga nas atividades do projeto Zarpada, que marca os 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, os vereadores apresentaram na sessão desta terça, dia 02 de setembro, Moção de Apoio ao evento, que deverá envolver 10 cidades ao todo, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Acompanhe o resumo da sessão:

Moção

- Moção de apoio ao projeto Zarpada. Autoria: todos os vereadores. “Pela inegável e relevante relação histórica dessas primeiras cidades brasileiras, essa Casa de Leis demonstra por meio dessa Moção de Apoio sua adesão e incentivo ao Projeto Zarpada, que marca a comemoração dos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro”.

Indicações:

Luiz Carlos Pacífico Júnior

Com o objetivo de atender a pedidos de moradores e tornar a cidade mais atraente para o turismo, o vereador apresentou indicação nesta terça, dia 02, para a construção de um Portal de Entrada de Bertioga, assim como sinalizações dos acessos aos bairros ao longo da rodovia Rio-Santos.

Ele também reiterou dois pedidos para instalação de pontos de ônibus: na Praça Edson Palmar dos Santos “Dinda”, no Jardim Rio da Praia e na rodovia Rio-Santos, na altura do bairro Chácaras Vista Linda.

Ainda, o vereador requereu a complementação da obra de acessibilidade na travessia da avenida Anchieta, para a lombofaixa localizada em frente ao condomínio Hanga Hoa.

Antônio Rodrigues Filho

Para atender ao grande público que freqüenta cada vez mais as feiras livres, o vereador pediu a instalação de banheiros públicos nas datas e horários de realização desses eventos nos bairros. De acordo com ele, as pessoas ficam um longo período nas feiras e é importante oferecer estrutura para receber os compradores assim como os próprios feirantes.

Outra solicitação dele é quanto à limpeza de vala na rua Tibiriçá, no bairro Jardim Albatroz, o vereador acrescentou que os moradores sofrem com diversos transtornos por conta da sujeira acumulada nas valas da localidade. Além disso, ele quer a disponibilização de equipamentos para a alocação de uma academia ao ar livre em trecho da avenida 19 de Maio.

Ele também requereu a colocação de redutores de velocidade na Avenida Anchieta, na altura do bairro Indaiá. De acordo com o vereador, há motoristas imprudentes e que abusam da velocidade neste trecho da via que tem perímetro totalmente urbano.

Para finalizar os trabalhos da semana, o vereador sugeriu que a prefeitura providencie área adequada para receber pneus de descartes, que hoje já podem ser utilizados em projetos de reaproveitamento, evitando danos ao meio ambiente.

Luís Henrique Capellini

O vereador apresentou indicação para a inclusão de Bertioga no Programa Cinema Perto de Você - Cinema da Cidade, para a concessão de financiamento para a construção de duas salas de cinema junto à Casa da Cultura, subordinada a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. O programa conta com verba do Governo Federal e contrapartida do município.

Elisabeth Dotti Consolo

Em meio à divulgação pela mídia de ação que ficou conhecida como “tomar banho com balde de água gelada”, por artista e outros famosos, a vereadora Beth apresentou a justificativa dessa “campanha” encorpada por tantas celebridades. Trata-se da doença E.L.A – esclerose lateral amiotrófica.

Essa doença, neurodegenerativa progressiva e fatal, provoca fraqueza muscular secundária por comprometimento dos neurônios motores. Assim, há a degeneração progressiva dos neurônios motores no cérebro (neurônios motores superiores) e na medula espinhal (neurônios motores inferiores).

A vereadora pede que a Secretaria Municipal de Saúde realize uma campanha de divulgação desta doença "ELA" com ampla panfletagem, palestras e pedágios informando à população sobre a doença.

Outro trabalho da vereadora aborda os transtornos causados por “fraudes” em carimbos da área médica. Para resolver esse tipo de problema em Bertioga ela requereu ação do Executivo para que a comercialização de carimbos de profissionais da área de saúde somente possam ser realizadas mediante apresentação do documento de identidade original juntamente com o registro profissional da pessoa interessada.

Além disto, os estabelecimentos aptos à fabricação dos carimbos profissionais deverão manter copias arquivada dos pedidos de fabricação, juntamente com cópias dos documentos de identidade do solicitante e também de seu registro profissional.

José Feliciano Irmão

Para o devido recolhimento do lixo produzido pela comunidade conhecida como Nova Jucá, em Guaratuba, o vereador solicitou a instalação de uma caçamba de lixo na rua de acesso ao local. De acordo com ele, há grande acúmulo de lixo nas ruas da localidade por falta de local adequado para o despejo do lixo.

Valéria Bento

A vereadora fez indicação para que a Secretaria de Educação promova ações urgentes de manutenção e reforma na unidade educacional Inácio Hora. De acordo com ela, a edificação encontra-se seriamente destelhada e infestada de pombos que defecam pelas paredes e circulam livremente pelo refeitório.

Ainda, o espaço destinado ao lazer das crianças não oferece segurança. Trata-se de uma área irregular e esburacada com brinquedos destruídos e ferros oxidados que podem causar um acidente. Com relação ao serviço educacional, a situação não é melhor. A ausência de professores e consequentemente de aulas são constantes. Não ha aulas de música nem de informática.

Márcia Regina Braz Lia

Essa semana, a vereadora concentrou seus trabalhos no pedido de instalação de caixas de correspondências ou caixas coletoras de cartas em locais de fácil acesso na cidade, divididas por bairros, para que as pessoas não precisem de maior deslocamento para enviar suas correspondências. Os locais de instalação destas unidades deverão ser definidos com base no fluxo de usuários e nas condições físicas e de segurança de cada área.

Edvaldo Alecrim Silva

Com a intenção de evitar o despejo inadequado de pequenos poluentes nas ciclovias recentemente construídas na cidade, o vereador pediu a complementação urbana dessas obras, com a instalação de lixeiras por toda a extensão das mesmas, favorecendo o despejo de lixo pelos usuários das ciclovias e ciclofaixas.

Também faz parte dos pedidos do vereador nesta última sessão a instalação do serviço de hidroterapia na sede do Nace, para melhor atender às crianças do núcleo.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 05/09/2014