DER é alvo de moção de repúdio dos vereadores

por imprensa — publicado 25/04/2014 12h54, última modificação 08/12/2015 09h12
Os vereadores apresentaram na sessão desta terça, dia 22 de abril de 2014, moção de repúdio ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens), por conta da construção de uma mureta de divisão das pistas na rodovia Rio-Santos, no trecho do bairro Vista Linda. De acordo com eles, foi apresentada solicitação ao órgão estadual para paralisação da obra, para que o projeto fosse mais bem discutido com o município. A negativa do DER provocou a manifestação de repúdio do Legislativo. Acompanhe o resumo da sessão:

Moções:

- Moção de Repúdio ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) do Estado de São Paulo. Autoria: todos os vereadores. “O Departamento de Estradas e Rodagens 5 está realizando na rodovia Rio-Santos, também conhecida como Manoel Hipólito do Rego, uma reforma parcial, que é a construção de uma mureta divisória entre as pistas da rodovia, entre os quilômetros 215 ao 218. A par de todas as necessidades de melhorias na estrada citada, ou seja, mesmo aquilo que é importante não está sendo feito e, ao invés, verificamos uma alteração viária na altura do bairro Vista Linda, que não melhora o trânsito, ao contrário, prejudica os moradores e comerciantes do local, e ainda, dificulta a vida de pedestres e motoristas na região, colocando-os também em risco”.

Edvaldo Alecrim Silva

O vereador apresentou alguns trabalhos voltados à realização de melhorias urbanas na sessão desta terça, dia 22. Para melhorar o fluxo do trânsito, ele pediu sinalização viária na avenida Anchieta, na área de estacionamento de farmácia, na altura do nº 1750-B, no Jardim Lido.

Para garantir mais segurança aos moradores da localidade Vicente de Carvalho II, o vereador quer a instalação de ponto de iluminação pública na rua Oswaldo Cruz, na altura do número 31.

Valéria Bento

Por conta dos abusos ocorridos principalmente nos períodos de feriados e finais de semana, a vereadora solicitou do Executivo Municipal providências para aumentar a segurança e proteção ao patrimônio público na área da orla da praia.

Luiz Carlos Pacífico Júnior

Com objetivo de conscientizar às pessoas e crianças que praticam a atividade de ‘soltar pipa’, o vereador apresentou indicação para a realização de uma campanha com o lema “Sou legal, não solto pipa com cerol”, destinada a dar informações sobre os riscos à vida com a utilização do cerol e, ainda, os locais seguros para esta atividade, que deve ser efetuada longe de fiação elétrica e vias de trânsito.

Elizabeth Dotti Consolo

A vereadora apresentou indicação sobre o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2014, que ocorre até o dia 09 de maio em postos de saúde e locais determinados pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo que há divulgação na mídia desses pontos de vacinação.

Márcia Regina Braz Lia

A vereadora quer mais segurança no resgate de pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida em edificações com mais de um pavimento, para essa finalidade, ele requereu da prefeitura medidas para que este serviço seja feito com o uso de equipamentos de segurança como a ‘cadeira resgate’, que garante agilidade nesse tipo de atendimento.

Outro trabalho da vereadora pede a aquisição de Tasers (pistolas elétricas) para serem usadas na Segurança Pública, pela Guarda Civil Municipal. A intenção é incapacitar indivíduos perigosos, combativos e de alto risco, que coloquem em perigo, em algum momento, membros da GCM, civis e a própria vida.

Alfonso Dari Weiland

O edil requereu medidas para melhorar as condições urbanas no bairro Jardim Rio da Praia. Ele quer a realização de serviços de roçada de mato, poda de árvore e limpeza das valas na rua José Gomes. O vereador também pediu roçada de mato no entorno da escola estadual Armando Belegarde, no Centro.

Além disso, ele quer que a prefeitura providencie a pavimentação das calçadas no entorno de todas as escolas do município. O vereador também apresentou dois trabalhos em conjunto com o vereador Alecrim, para melhorias no bairro Vicente de Carvalho II: um para iluminação pública e outro para a realização de diversos serviços de limpeza na localidade.

Antônio Rodrigues Filho

Para incentivar às crianças no convívio e proteção ao meio ambiente, o vereador indicou programa voltado aos cuidados com praças, parques e jardins junto à rede municipal de ensino.

Ainda dentro dessa iniciativa de conscientização aos jovens e crianças, o vereador quer a realização de campanha de incentivo a ‘guarda animal responsável”, com inclusão de aula dentro da unidades de ensino que aborde esse tema.

Luís Henrique Capellini

O vereador quer a realização de serviços urbanos no bairro Jardim Rafael, para a retirada de lixo e entulho e o nivelamento das ruas. Outra solicitação é para que a prefeitura faça gestão junto ao órgão estadual DER para que o mesmo providencie a troca das bocas de lobo (bueiros) da rodovia Rio-Santos, no trecho da localidade Balneário Mogiano.

Ordem do dia:

- Projeto de Lei Ordinária nº 31/2014. “Denomina como Carlos Alessandro Muniz, a antiga Rua Quinze, do bairro Maitinga, e dá outras providências”. Aprovado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - dia 25 de abril de 2014