Câmara retorna seus trabalhos no dia 04, em novo horário

por imprensa — publicado 29/01/2014 15h53, última modificação 08/12/2015 09h12
As sessões desse ano da Casa Legislativa terão início nesta terça, dia 04, em novo horário, a partir das 18 horas. Por conta do volume de trabalhos apresentados e das matérias na pauta do dia, os vereadores decidiram antecipar em uma hora as sessões, que até o ano passado começavam às 19hs.

“Essa alteração se fez necessária porque as sessões estavam terminando muito tarde, com quatro horas de duração. E esse horário que estabelecemos já é seguido por outras Câmaras da região, como Santos, São Vicente e Itanhaém. E há cidades na Baixada que inclusive começam seus trabalhos mais cedo, às 16hs [Cubatão] e às 15hs [Guarujá]”, explicou o presidente do Legislativo de Bertioga, Luís Henrique Capellini.

Ele ainda contou que o ritmo intenso de trabalho de 2013 desse se manter esse ano. “Tivemos 909 trabalhos avaliados no início desse mandato, entre projetos de lei, resoluções, moções, requerimentos e indicações. O que representou um aumento de quase 10% no total de matérias apreciadas em comparação ao ano anterior”.

Sessões
Em Bertioga, a Câmara realiza suas sessões ordinárias às terças-feiras, quando são apresentados os trabalhos dos vereadores (indicações, moções, requerimentos), assim como votados os projetos (de Lei, de Resolução e outros) propostos pelo Executivo ou pelos parlamentares.

“Esse processo legislativo permite que a Câmara cumpra a sua função: que é fiscalizar as ações do Executivo e legislar. É durante as sessões que as leis que norteiam o desenvolvimento da cidade são avaliadas e votadas e, também, os pedidos dos vereadores que são encaminhados à prefeitura. Daí a importância dos munícipes acompanharem as sessões e o que é apresentado em plenário”, ressaltou o secretário geral da Casa, Aude Muquer de Oliveira.

O secretário geral ainda lembrou que este ano os vereadores devem votar o Plano Diretor do Município, “um importante instrumento para definir as ações do Poder Público e orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município para os próximos 10 anos”.